Chegou!

Chegou!
2 anos de Sucesso no Orkut!

Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ATÉ AS EMBALAGENS PODEM DESPERTAR A CURIOSIDADE INFANTIL


Em casa que tem criança, alguns cuidados de organização são indispensáveis. Como quase nada escapa à vocação exploradora dos pequenos, não é difícil que os mais espertos “fujam” de vez em quando para se divertir em algum cômodo ainda não desbravado - como a cozinha, a área de serviço e o banheiro.
Por isso, além de posicionar estrategicamente mesas, cadeiras, panelas, toalhas, talheres, tapetes e tudo mais que possa resultar num acidente daqueles, é imprescindível garantir que os produtos de limpeza – e produtos químicos em geral - também estejam fora do alcance das mãos infantis.  Com suas embalagens coloridas e muitas vezes fáceis de manusear, é normal que despertem a curiosidade das crianças. Um perigo!

Tirar do alcance é importante, mas conversar com os filhos é mais ainda

“Cada coisa tem que ter seu lugar”, ensina a personal organizer Cristiane Joffily. “O importante não é tudo estar perfeito, lindo, parecendo de revista - isso é impossível, pois o tempo é curto e a vida é corrida. O importante é definir um local para cada item”.
Com cada produto em seu devido esconderijo, além de aproveitar melhor o espaço disponível, também é possível antecipar que tipo de perigo a criança pode encontrar a cada escapadela.  Entretanto, nenhuma estratégia de organização funciona sozinha. É preciso, ao mesmo tempo, ensinar a criançada a não mexer no que não deve, principalmente os mais crescidinhos e habilidosos.
Segundo o Ministério da Saúde, só em 2009, 140 mil crianças foram hospitalizadas por conta de acidentes domésticos, como o envenenamento por produtos químicos. Seis mil morreram. E o mais triste é que cerca de 80% dessas ocorrências poderiam ter sido evitadas com medidas simples como a organização inteligente da casa - e uma boa conversa.

Ideias de fácil execução ajudam a prevenir acidentes com as crianças

Vale a pena tentar:
  • Guardar os produtos de limpeza em armários fechados. Se for à chave, melhor ainda. Prateleiras bem altas também são uma boa alternativa, mesmo porque nem sempre é viável comprar mais um móvel ou mesmo fazer uma pequena reforma para tornar a casa mais funcional. As prateleiras que podem ser instaladas direto na parede são as melhores. Só tome o cuidado de arredondar as quinas dos móveis, para evitar acidentes (com crianças e adultos!).
  • Não trocar os produtos de frasco, a menos que você seja metódico e organizado o suficiente para se lembrar de identificar tudo com etiquetas bem visíveis, além de preservar os rótulos das embalagens originais. Eles contém informações importantes, como o telefone do SAC das empresas e orientações sobre como agir em caso de alergias ou ingestão acidental. 
  • Instalar prateleiras acima do batente da porta. Assim, os produtos ficam fora de alcance, protegidos da umidade e ainda dá para aproveitar aquele pedacinho da parede lá no alto. A dica também vale para produtos de higiene e medicamentos.
  • A propósito, não é uma boa idéia guardar os remédios no armário do banheiro. Ali, eles ficam expostos não só às crianças, mas também à umidade, o que faz com que tenham uma vida útil bem menor. E consumir um medicamento vencido ou com a composição alterada não é, definitivamente, uma boa. Guarde-os numa caixa, num local bem seguro do seu guarda-roupa ou closet. 
  • Objetos coloridos chamam a atenção das crianças. Por isso, opte por guardar produtos químicos, como os de limpeza, em vasilhas e caixas sem graça.
  • Uma solução para dificultar o acesso aos produtos já abertos é deixá-los em prateleiras instaladas na sobra de parede logo acima da máquina de lavar, quando possível. Desse modo, o eletrodoméstico vai funcionar como um obstáculo a mais para as crianças. Para os adultos, os produtos estarão sempre à mão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário